A história da British Society São Paulo se inicia em 1940, a partir da eleição de um Conselho Comunitário formado por cidadãos Britânicos residentes no estado de São Paulo que tinham por objetivo coordenar esforços para promover os interesses dos voluntários de guerra das Forças Armadas Britânicas durante o período da II Guerra Mundial.

Em 1945, seguindo recomendações do Secretary of State for Foreign Affairs in Her Majesty’s Government, optou-se pela continuidade dos trabalhos sociais realizados pelo Conselho Comunitário mesmo em tempos de paz.

Dois anos mais tarde, a britânica Helen Stacey, abriu as portas de sua casa para prestar assistência a demais cidadãos Britânicos, em sua maioria idosos. Mas a chamada “Stacey House” acabou fortalecendo-se também como um espaço de congregação da comunidade, contribuindo para sua unidade e constituindo a Fundação Britânica de Beneficência, responsável pelas atividades assistenciais da British Society São Paulo.

Em 1956 os países que compõem o Commonwealth foram incorporados ao escopo de atividades do Conselho, que recebeu o título British and Commonwealth Community Council (BCCC).

Em 2006 optou-se pelo fechamento da Stacey House e pela acomodação de seus residentes em outros Residenciais. Esta mudança significou um ajuste no foco da instituição e culminou em ações em prol da redefinição de suas diretrizes.

E foi assim que em 2015, objetivando fortalece-se ainda mais perante a comunidade e buscando acomodar suas prioridades, a instituição adotou um novo nome, consolidando-se como British Society São Paulo.

Atualmente a British Society São Paulo tem como escopo de ação atividades de integração da comunidade Britânica e de suas organizações, conferindo-lhes identidade e senso de pertencimento.

Ainda como uma de suas principais atribuições está a assistência social, médica e financeira a membros da comunidade, especialmente idosos, proporcionando-lhes a dignidade e qualidade de vida que merecem. Este trabalho é concretizado pela Fundação Britânica de Beneficência, em nome da British Society São Paulo.

Helen stacey, uma das grandes figuras da comunidade britânica e maior responsável pelo sucesso da stacey house por tantos anos
Refeição dos idosos na Stacey House
 

Veja o vídeo e conheça melhor a nossa história